Última alteração: 2018-11-07
Resumo
O projeto TUTOR (Tecnologia, Universidade, Trabalho e Orientação Profissional) objetiva estudar a constituição do sujeito em diferentes momentos da sua trajetória profissional. Dentro do processo de escolha profissional na graduação o projeto Tutor desenvolve a disciplina optativa de Planejamento de Carreira, uma disciplina que busca estratégias para que o aluno elabore uma reflexão criativa sobre o seu Planejamento de Carreira. Este artigo teve por OBJETIVO: discutir a necessidade de metodologias práticas como dinâmicas de grupos no ensino da graduação, vamos analisar uma intervenção técnica chamada “Abrigo Subterrâneo”. Como MÉTODOS, foi realizada uma pesquisa no Scielo com artigos sobre planejamento de carreira e as técnicas comumente envolvidas, a população estudada foi de 30 alunos, sendo que o critério de seleção foi de que o mesmo estivesse devidamente matriculado na mesma, foi feito registro de campo com observações e anotações sobre a fala dos graduandos; como procedimentos analíticos foi feita a análise do conteúdo das falas dos alunos durante a aplicação da dinâmica. Como RESULTADOS: os métodos ativos e as dinâmicas de grupo são consideradas adequados para trabalhar os conteúdos de autoconhecimento, possibilitam a expressão ativa dos sujeitos a comunicação das emoções e dos sentimentos envolvidos na escolha pessoal e grupal, revelam motivos de crenças e valores. CONCLUSÕES: A técnica do Abrigo Subterrâneo utilizada na disciplina pode ajudar os alunos no desenvolvimento do seu autoconhecimento e conhecimento do outro na medida em que os valores pessoais, as crenças e eleições estão subsidiando as tomadas de decisão sobre o contexto do mercado de trabalho e o planejamento da carreira dos mesmos.