Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

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Projeto de Inclusão Informacional: Um comparativo entre turmas utilizando aprendizagem e atividades colaborativas como meio de ensino
Kevellen Laiz da Rosa Matias, André Pinz Borges

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


O Projeto de Inclusão Informacional é realizado em um laboratório de informática no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) localizada na cidade Ponta Grossa. Este projeto visa ensinar aos alunos desde a informática básica até uma breve introdução de desenvolvimento de páginas web, proporcionando a eles uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. A aprendizagem colaborativa motiva os alunos matriculados conversarem entre si, compartilhando conhecimento e ideias, auxiliando assim a construção e propagação do conhecimento, o que é benéfico aos envolvidos no processo de aprendizagem. No primeiro semestre do ano de 2017 foi aplicado um método de aprendizagem e atividades colaborativas, enquanto as aulas ministradas no primeiro semestre de 2018 não seguiram o mesmo padrão colaborativo. Neste artigo estará exposto os resultados obtidos nos dois semestres, com o objetivo de avaliar o impacto das atividades colaborativas como meio de ensino. Foi possível observar que a aprendizagem colaborativa proporcionou aos alunos um maior interesse nos assuntos abordados, o que resultou em médias maiores, o que pode se comprovar que o conteúdo ministrado pelos tutores pôde ser melhor absorvido pelos alunos.


Palavras-chave


Colaborativo; inclusão digital; ensino; aprendizagem; tecnologia da informação

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