Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

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Ensino de lógica de programação e informática básica utilizando ferramentas lúdicas de aprendizado
Kleber Campos Viana, Gustavo de Almeida Duarte, Antonio Carlos Fernandes da Silva

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise dos resultados de quatro oficinas realizadas pelo Grupo ELLP para jovens da região de Cornélio Procópio. O objetivo das oficinas é ensinar de forma lúdica e interdisciplinar, a lógica de programação, utilizando as ferramentas MIT App Inventor e Lego® Mindstorms®, além de ensinar os princípios básicos de informática. A primeira oficina foi voltada para alunos dos oitavos e nonos anos da Escola Estadual Castro Alves, que tiveram os conteúdos de matemática reforçados através de problemas propostos utilizando a plataforma Lego® Mindstorms®. A segunda foi realizada para jovens de baixa renda da ONG Resgatando Vidas, com foco no ensino de informática básica. A terceira para alunos recém-ingressos da universidade, utilizou a ferramenta MIT App Inventor para o auxílio no aprendizado dos conteúdos iniciais de programação. A quarta oficina foi destinada a crianças e jovens de 7 a 16 anos da cidade de Sertaneja, com o intuito de mostrar a importância do ensino com o apoio da tecnologia. A escolha das ferramentas tecnológicas nas oficinas apresenta-se como uma metodologia de ensino estimulante no interesse dos alunos (Gebran, 2009), e após as aulas foi notável a evolução no aprendizado dos jovens devido a forma como os conteúdos foram ministrados, trazendo atividades práticas e, em algumas situações, a aplicação das tecnologias em situações do cotidiano.


Palavras-chave


Lógica de programação; Interdisciplinaridade; Ensino Lúdico

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