Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
TIC’s como tendência metodológica para o ensino de matemática.
José Marcos da Silva, Adriana Sbardelotto Di Domenico

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


O presente artigo tem por objetivo relatar as atividades de extensão realizadas a partir do projeto “Tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática” vinculado a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Dois Vizinhos. Que consistiram em: Curso de aplicativos para o ensino da matemática do 6º ao 9º ano, Oficina de aplicativos na formação de docentes do ensino e Oficina de TIC’s como tendência metodológica para o ensino da matemática. Como resultado do curso de aplicativos, os professores de matemática participantes, do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, disseram que houve um avanço nas suas habilidades computacionais e digitais, tanto no uso da metodologia de ensino, quanto para outras finalidades desenvolvidas diariamente. A oficina na formação de docentes proporcionou grande ganho de conhecimentos aos jovens participantes, alunos do magistério, estes apreciaram com entusiasmo e disseram que irão utilizar os aplicativos quando se formarem professores. Na Oficina de TIC’s como tendência metodológica para o ensino da matemática, com acadêmicos do Curso de Licenciatura do Campo, com Habilitação para o ensino da matemática, houveram algumas divergências sobre o ponto de vista de utilização das tecnologias móveis em sala de aula, mesmo assim, os participantes concluíram que quando utilizada de forma adequada pelo professor, contribuem bastante no ensino aprendizagem.  Diante dessas experiências conclui-se que as TIC’s podem contribuir muito com o ensino, e que cabe ao professor a seleção das tecnologias mais adequadas, devendo-se buscar sempre aquelas que melhorem o desenvolvimento das aulas e a aprendizagem dos alunos.


Palavras-chave


Tecnologia de Informação e Comunicação. Aplicativos. Ensino de matemática.

Texto completo: PDF