Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Motivação de Alunos do Ensino Médio ao Ingresso em Cursos de Engenharia de Computação utilizando Hardware Livre
Lucas Fernando Puhl, Beatriz Terezinha Borsoi, Fábio Favarim

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


A área das engenharias tem sofrido com a escassez de profissionais nas suas diversas especialidades, o que inclui o Engenheiro de Computação. Um dos motivos dessa carência é a alta evasão dos alunos desses cursos que ocorre por vários fatores, entre os quais está o de ingressar na universidade sem realmente saber o curso desejado e sem conhecer o curso e as áreas de atuação do profissional daquele curso. O objetivo deste projeto foi a motivação de alunos do ensino médio ao ingresso em cursos de engenharia de computação, o qual ocorreu pela realização de cursos focados no desenvolvimento de pequenos projetos de eletrônica e robótica utilizando um kit de eletrônica conhecido como Arduino. A metodologia para a realização das atividades foi baseada em palestras técnicas sobre a área e em cursos presenciais de curta duração (20 horas), divididos em três níveis de conhecimento, sendo que cada nível é pré-requisito para o nível posterior. Além do controle de frequência, o aproveitamento do aluno se dava no último dia de aula, no qual deveria desenvolver um projeto envolvendo conhecimentos obtidos durante o curso. Os cursos foram ministrados por alunos, bolsista e voluntários, do curso de Engenharia de Computação e foram acompanhados por professores do curso. A participação nos cursos possibilitou aos participantes um pouco de contato com o que faz o egresso do curso.

Palavras-chave


Arduino; Robótica; Engenharia de Computação

Texto completo: PDF