Tamanho da fonte:
Desenvolvimento e familiarização com a tecnologia de minifoguetes em escolas públicas.
Última alteração: 2018-11-07
Resumo
A escola é um privilegiado espaço de discussão e produção de conhecimento. Por isso, é importante suprir seus profissionais e estudantes de ferramentas e tecnologias para dinamizar e otimizar o processo de aprendizagem. No entanto, a falta de políticas públicas e incentivo constroem um sistema de educação longe do ideal, resultando em alunos despreparados para a universidade. O presente trabalho objetivou complementar a educação de alunos do ensino médio nas áreas da física, química e matemática utilizando como instrumento foguete modelismos, prática de projetar, construir e lançar mini-foguetes. Sendo assim, foi desenvolvido um grupo de estudos aplicados em um colégio público da região central de Londrina – PR, no qual alunos interessados puderam reaprender alguns conceitos teóricos e aplica-los a prática de construção de mini foguetes, dos mais diversos tipos. O projeto teve boa aceitação inicial, mas teve grande taxa de desistência, persistindo majoritariamente alunos que residem próximo a escola. Questões financeiras estão entre as possíveis causas da evasão. O resultado do projeto foi satisfatório, e os alunos que permaneceram até o fim demonstraram grande satisfação e interesse na área das ciências exatas e do foguete modelismos, tendo aprendido novas habilidades não só na área acadêmica, mas também proatividade, liderança e trabalho em equipe.
Palavras-chave
Minifoguetes. Foguete modelismo. Ensino. Escolas públicas. Ensino médio.
Texto completo:
PDF