Última alteração: 2018-11-07
Resumo
O presente trabalho relata atividades que envolveram o estudo de formas geométricas presentes em pontes, cujo estudo foi motivado a partir da seguinte inquietação "Engenheiros! Por que não?". Trata-se de atividades realizadas, durante a disciplina de matemática, com 28 estudantes de uma sétima série do Colégio Estadual 29 de Novembro localizado em Araruna/Paraná. Utilizou-se dois encontros de 2 horas, nos quais foram trabalhados conhecimentos relacionados às formas geométricas bi e tridimensionais, que foram utilizados para elaboração de projeto e desenvolvimento de um protótipo de uma ponte fabricada com palitos de picolé, que deveria vencer um vão de 30 centímetros e obter a maior a carga suportada pela ponte. As atividades realizadas incentivaram a interação dos estudantes e o trabalho em equipe para a resolução desse desafio, comum para profissionais da área de Engenharia Civil. Ao desenvolver as atividades os estudantes perceberam que os conhecimentos de matemática trabalhados em sala de aula são importantes em nosso cotidiano. Ao avaliar os protótipos de pontes produzidas, os estudantes compreenderam que, utilizando uma mesma quantidade de materiais, mas organizados de forma diferente, é possível obter pontes com diferentes resistências.