Última alteração: 2020-05-11
Resumo
O uso de inovações no ensino é um processo que não se inicia recentemente, pode-se relatar a inserção de tecnologias ao longo do tempo desde o início da ciência moderna. Citamos como exemplo o uso de figuras ilustrativas em livros no século 17, a inserção de fotografias e vídeos educativos. Em algum momento essas tecnologias foram inseridas, até com ressalvas pela comunidade acadêmica. Hoje, novas tecnologias são adicionadas ao processo de ensino. Existe a disponibilidade de celulares e vídeos de streaming com aulas de diversos conteúdos e os jogos virtuais. Desenvolvemos um museu virtual no intuito de divulgar aspectos de ciência em geral. O projeto possui como parte completa, os biomas brasileiros. A exploração destes locais ocorre em um ambiente 3D virtual criado no Blender 2.77, que recria os animais e espécies vegetais de cada bioma. O personagem precisa coletar itens que fornecem informações textuais sobre o ambiente. Adicionamos com este trabalho, uma nova forma ferramenta de ensino, que aos poucos vem sendo inserida no contexto da sala de aula. Consideramos a modalidade de ambiente virtual interativo como essencial para o aperfeiçoamento da divulgação científica dado seu caráter lúdico e de fácil engajamento.