Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Ciência na escola: uma perspectiva Star Trek de exploração
Laismara Gomes Covalski, Marcos Brown Gonçalves

Última alteração: 2020-05-12

Resumo


O presente artigo tem como objetivo verificar um jogo didático como ferramenta facilitadora do ensino, sendo inspirado na perspectiva da série Star Trek de 1966 onde a busca pelo conhecimento é um marco do seriado.  Também fazer com que o aluno se estimule a pesquisar o conteúdo sobre misturas e substâncias da disciplina de química perante tal utensílio didático. Para a aplicação da pesquisa foram formados grupos e entregues roteiros sobre as atividades a serem executadas pelos alunos. A coleta de dados foi realizada via observação assimétrica conforme as ações efetuadas pelos alunos e a aplicação de questionários pré e pós-avaliativos. O jogo apresentou-se de uma maneira em que os alunos construíram o contexto científico junto com o ficcional em forma de uma história, onde um crime ambiental aconteceu e o réu foi julgado. A atividade concluiu-se com uma perspectiva de exploração  sobre o assunto vinda totalmente dos alunos, conforme seus interesses sobre o assunto.


Palavras-chave


Substâncias e misturas. Jogo. Exploração.

Texto completo: PDF