Última alteração: 2020-05-12
Resumo
O objetivo deste trabalho é evidenciar as possíveis contribuições do cubo mágico 3x3x3 no processo de ensino-aprendizagem. Observando quais habilidades descritas pela Base Nacional Comum Curricular dos anos iniciais do ensino fundamental podem ser desenvolvidas a partir da resolução deste quebra-cabeça, além de discorrer sobre a percepção visual sob a ótica da psicologia da Gestalt. Assim surge a ideia do cubo mágico como ferramenta pedagógica associando-o, a compreensão de conceitos matemáticos pelos alunos. Este trabalho apresenta uma abordagem mais teórica de um projeto desenvolvido em uma escola de ensino em tempo integral da rede pública municipal de Cornélio Procópio/PR, nas turmas de 4º e 5º anos, que resultará em um Trabalho de Conclusão de Curso. Além disso terá a participação de professores da educação básica, que, por meio de suas observações, possibilitará levantar quais as contribuições deste quebra-cabeça como ferramenta pedagógica neste nível de ensino.