Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Dinâmica Integra: fomentando a permanência dos novos alunos no Ensino Superior
Ana Caroline Teixeira, Jorge Luís Góes, Eduarda Akemi Rodrigues

Última alteração: 2020-05-12

Resumo


Atualmente, a taxa de evasão no ensino superior tem um valor altamente significativo. Tal fenômeno aponta uma vulnerabilidade da identidade profissional dos universitários e a necessidade de criação de espaços institucionais de apoio e orientação ao estudante. Nesse contexto, o grupo PET Civil, Programa de Educação Tutorial - Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão, organizou e realizou a Dinâmica Integra com os alunos do primeiro período do curso de Engenharia Civil que tem por objetivo aproximar os novos alunos do curso escolhido, promover a interação entre eles bem como, a integração entre alunos e universidade. O projeto contou com o auxílio do professor responsável pela disciplina de Introdução à Engenharia, durante a qual foi realizada a atividade. Inicialmente, a dinâmica consistiu na apresentação sobre o grupo PET e em seguida, foi realizada uma competição de torre de macarrão com plasticina entre os alunos. Os resultados obtidos foram satisfatórios uma vez que a atividade teve uma grande participação e aceitação pelos novos discentes. Tal projeto contou com sua terceira edição, e desde a sua implementação, a taxa de evasão do curso de Engenharia Civil da UTFPR-CM decresceu, evidenciando a importância do projeto.


Palavras-chave


Evasão; Integração; Desafio

Texto completo: PDF