Tamanho da fonte:
O uso de jogos de tabuleiro como ferramenta de ensino
Última alteração: 2020-05-12
Resumo
Atualmente, os métodos de avaliação presentes em escolas e universidades assumem que todos possuem o mesmo nível intelectual, aplicando testes que priorizam o potencial lógico-matemático e linguístico, ignorando demais habilidades que indivíduos possam ter. Com a teoria das múltiplas inteligências de Gardner e a abrangência de temáticas dos jogos de tabuleiro, a aplicação dessas ferramentas como forma de aprendizado mostra-se uma solução interessante para esse problema. Com isso, foram realizados eventos mensais, alternando entre os câmpus Londrina e Cornélio Procópio, disponibilizando jogos de tabuleiro ao público. Por meio de um software desenvolvido pelos membros do projeto foi realizado o cadastro destes participantes e dos jogos disponibilizados, fornecendo dados suficientes para realização de análises do perfil dos jogadores. Tais dados indicam que jogos com que envolvam habilidades motoras, de curta duração e de rápido aprendizado são os mais procurados durante os eventos.
Texto completo:
PDF