Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), X Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Fundamentos da lógica de programação para alunos do ensino médio: um relato da quarta edição
André Francisco Pastório, João Pedro Pastório, Luiz Gustavo Weber Thums, Rafael Kenzo Furuta Iijima, Sara Rico Bocato Marin, Rosane Fatima Passarini, Tatiany Mottin Dartora, Jefferson Gustavo Martins

Última alteração: 2020-11-16

Resumo


Este artigo apresenta o projeto de extensão da UTFPR/Toledo com o intuito de propiciar orientação profissional e promover os cursos da área de computação, bem como contribuir com a redução da evasão desses cursos nos primeiros períodos. Para isso, são introduzidos conceitos computacionais de programação através de dinâmicas de grupo, jogos lúdicos e da consolidação destes conceitos com a linguagem de programação JavaScript. Contudo, devido à pandemia provocada pelo Corona vírus (COVID-19), o projeto não pode ser executado conforme planejado e os acadêmicos têm se dedicado em tempo integral à reestruturação dos métodos e materiais empregados nas três edições anteriores. As etapas executadas contribuíram muito para o aprendizado dos acadêmicos e para a continuidade (quando possível) do projeto, pois muitas das atividades realizadas têm contribuído para o aprimoramento inclusive das estratégias do projeto. A divulgação da UTFPR/Toledo e de seus cursos tem atingido seu objetivo. Embora nesta edição o projeto tenha sido paralisado entre a etapa de divulgação e início dos encontros, há pelo menos 15 egressos do projeto que ingressaram nos cursos ofertados pela UTFPR/Toledo.


Palavras-chave


Orientação profissional, Evasão escolar, Linguagem de programação de computadores

Texto completo: PDF