Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), X Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Produção de cadernos pedagógicos para comunidades: Covid-19, é importante conhecer
TAINAH YASMIN DE PAULA BEQUER, NATALIE ALANA PEDROSO, NATALIA DE LIMA BUENO BIRK, ADRIANA RUTE CORDEIRO, ELIZABETE SATSUKI SEKINE

Última alteração: 2020-11-05

Resumo


A pandemia de Covid-19 transformou a realidade das pessoas, e desde seu início tem gerado grandes dúvidas e discussões. A divulgação científica é a principal ponte entre população e ciência, e muitas das vezes a linguagem científica utilizada na divulgação de trabalhos e informações é de difícil entendimento para a população. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo desenvolver cadernos pedagógicos para fornecer às comunidades vulneráveis, associações, grupos de economia solidária, pessoas com deficiência física, alunos e professores de escolas públicas, desvelando a situação da Covid-19, fornecendo esclarecimentos nas áreas de Biologia e Saúde Mental. Para isso, foram utilizadas as informações atuais a respeito da Covid-19 e “traduzidas” para a população ter acesso as orientações a respeito da doença. Os cadernos apresentam informações relevantes, apresentando conceitos sucintos e úteis. Para a realização deste trabalho a metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, a abordagem histórico-crítica e dialética da pesquisa em educação. Concluindo assim, que a construção de materiais que visem a divulgação científica, assim como o caderno pedagógico elaborado, é de grande importância, pois contribuem com a transformação do pensar da sociedade, discutindo temas e ações de cidadania, de meio ambiente e que ressaltem as pesquisas realizadas em instituições públicas.


Palavras-chave


Coronavírus; Informação; Divulgação Científica

Texto completo: PDF