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A organização do ensino de Estatística na Oficina Pedagógica de Matemática
Renata Aparecida da Silva, Maria Lucia Panossian

Última alteração: 2020-11-05

Resumo


O projeto de extensão Oficina Pedagógica de Matemática (OPM) ocorre na Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 2015 e tem como pressuposto teórico a teoria histórico-cultural, a teoria da atividade e a Atividade Orientadora de Ensino (AOE). A OPM tem como objetivo promover a utilização dos pressupostos da AOE na Educação Básica, e com esse fim, integrando professores universitários, professores da Educação Básica e estudantes de licenciatura em Matemática para propor a organização do ensino de algum conteúdo matemático. Em 2020, optou-se pela Estatística e, devido à pandemia, os encontros estão ocorrendo a distância. Nestes foram desenvolvidas duas situações desencadeadoras de aprendizagem, para que os sujeitos em formação continuada compreendessem o movimento da OPM e o estudo de currículos que norteiam os professores em sua atividade de ensino. Como uma das ações do projeto, os participantes devem criar situações de ensino de Estatística considerando o referencial teórico adotado pelo projeto e os elementos discutidos ao longo dos encontros.



Palavras-chave


Atividade Orientadora de Ensino; Formação de professores; Estatística

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