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Análise, produção e utilização de materiais didáticos para o ensino de Inglês
VANESSA DE ANDRADE, Marcele Garbin Dagios

Última alteração: 2020-11-05

Resumo


O presente trabalho trata dos processos de análise, produção e utilização de materiais didáticos para o ensino de Inglês na Educação Básica. O objetivo do estudo é entender como esses processos acontecem sob a perspectiva da Abordagem Comunicativa (AC) e intercultural, e de que maneira os professores em formação inicial podem se apropriar dos materiais didáticos como ferramentas para auxiliar no processo de ensino/aprendizagem de inglês em sala de aula. A maioria das escolas da rede básica de ensino adotam livros didáticos, porém a qualidade da apropriação dos conteúdos por meio do uso do livro depende dos critérios de análise, produção e utilização do material pelos professores. Baseado nas teorias da Linguística Aplicada, o trabalho relacionou os conceitos teóricos ao processo efetivo de uso do material em sala de aula. A metodologia da pesquisa é qualitativa e interpretativista, na qual busca-se entender o processo de elaboração de materiais didáticos sob a perspectiva da Abordagem Comunicativa e Intercultural. Conclui-se, a partir da discussão sobre a atividade produzida pelos alunos do projeto, que novas práticas pedagógicas podem ser aprimoradas para um ensino intercultural, visando uma formação mais crítica e contextualizada dos alunos, das escolas e dos professores em formação inicial.

Palavras-chave


Língua inglesa; Materiais didáticos; Abordagem Comunicativa; Interculturalidade.

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