Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), X Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Meditando na Graduação: Perfil de estudantes do projeto
Luana Gois, Adriana Maria Wan Stadnik, Sílvia Amélia Bim

Última alteração: 2020-11-25

Resumo


A meditação cada vez mais vem ganhando espaço no território brasileiro, isso se dá pela inclusão da mesma como uma forma de medicina integrativa e complementar no SUS e pelos estudos científicos que estão sendo produzidos sobre o assunto, uma vez que estes apontam vários benefícios relacionados a prática. O presente artigo apresenta a pesquisa do que foi realizado no primeiro ano de atuação do Projeto de Extensão Meditando na Graduação, assim como realiza uma análise quantitativa do perfil dos estudantes do primeiro semestre de 2019 a partir das respostas dos participantes do projeto a um questionário aplicado. A análise contou com uma amostra de 89 estudantes, oriundos de seis turmas da UTFPR e duas da UFPR. Os resultados indicam uma prevalência da participação de homens em relação às mulheres no projeto, uma vez que os mesmos ocupam mais vagas nos Cursos de Exatas, no qual o projeto é feito. Com relação a amostra, a pesquisa demonstrou que 54% nunca meditou.

Palavras-chave


Meditação. Estudantes universitários. Estresse.

Texto completo: PDF