Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), X Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de muletas altas de bambu
Gabriel Ostapiv, Fabiano Ostapiv

Última alteração: 2020-11-03

Resumo


Neste trabalho foram simulados e construídos protótipos de muletas altas de bambu. Este arranjo inovador permite novos formatos e funções para o equipamento, como o uso de suspensórios.  A maior altura da muleta aliada ao uso de suspensórios para os braços modifica o princípio de funcionamento da muleta, ampliando a comodidade do usuário.

Usou-se o software ANSYS Academic para geração dos modelos virtuais e análises computacionais. Foram avaliados os esforços e deflexões causados por carregamentos verticais, com a força máxima de 280 N, aplicados na parte superior da muleta.

Os protótipos foram construídos com bambu Phyllostachys aurea, provenientes de varas de pesca encontradas no comércio. Esta escolha teve como intuito reduzir o custo de fabricação e permitir a fácil reprodução do protótipo, devido à disponibilidade da matéria-prima no território nacional, tornando o produto acessível à população de baixa renda.

Os resultados computacionais indicam que as muletas altas de bambu são mecanicamente resistentes. Foram simulados carregamentos estáticos máximos de 95,2 N no apoio axilar e 184,8N no apoio de mão. Nestas condições houve um deslocamento de 1,9 mm na parte superior da muleta, região que passa a funcionar como uma mola em arco, abrindo quando carregada.


Palavras-chave


Protótipos. Inovação. Material alternativo. Simulação numérica.

Texto completo: PDF