Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), X Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Educação para engenharia 4.0
ALINE EURICH DA SILVA, Elis Regina Duarte

Última alteração: 2020-11-05

Resumo


Com a recém Revolução Industrial 4.0 tornou-se necessária a atualização não somente dos meios de produção, mas também dos trabalhadores. Um novo perfil profissional vem revelando a necessidade de adquirir novas capacidades, para isso o seguinte projeto foi criado. Este projeto trata da importância da educação empreendedora ao relacionar problemas reais de uma indústria e a aptidão de desenvolver habilidades para a indústria 4.0. Em média quinze alunos de diferentes cursos participaram de encontros semanais para desenvolver novas competências, e ao final de cada dinâmica um formulário era respondido para análise do autodesenvolvimento dos participantes. Como resultado todos os acadêmicos que permaneceram até o fim do projeto relataram, através dos formulários, que puderam aperfeiçoar algumas competências técnicas e aprender novas habilidades subjetivas, como inovação, comunicação e trabalho em equipe.


Palavras-chave


Engenharia; Educação empreendedora; Habilidades subjetivas; Habilidades técnicas.

Texto completo: PDF