Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Avaliação e seleção de linhagens de trigo na região de VCU I, visando o lançamento de cultivares adaptadas a região Sudoeste do Estado do Paraná.
OTAVIO RAMOS CAMPAGNOLLI, GIOVANI BENIN, ROGE AFONSO TOLENTINO FERNANDES, VINICIUS KUNZ FERNANDES, LUCAS LEITE COLONELLI, DANIELA MEIRA, MAIARA CECÍLIA PANHO

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


Ensaios de valor de cultivo e uso (VCU) são exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para o lançamento de cultivares, a fim de validar o desempenho agronômico das novaslinhagens em relação às cultivares comerciais. O objetivo do presente trabalho foi avaliar 12 linhagensdesenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético de trigo da UTFPR e 3 cultivares comerciais emensaios de VCU para as variáveis rendimento de grãos, peso hectolitro e peso de mil sementes. Os dadosforam submetidos à análise de variância e análise de adaptabilidade e estabilidade. As linhagens UTFT170491, UTFT 170074, UTFT 170242 e UTFT 170013, apresentaram elevado rendimento de grãos, boaadaptabilidade e estabilidade na região de estudo.

Palavras-chave


Triticum aestivum (L.). Melhoramento. Adaptabilidade e estabilidade.

Texto completo: PDF