Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Plano estratégico: uma proposta para uma empresa de tintas serigráficas
Emilly Karoline Tonini Silva, Janaina Piana, Nátaly Gabrielly Siqueira Alves, Vinícius Bonifácio Volante

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


No contexto das pequenas empresas a inserção da gestão estratégica ainda é rara. E, um dos fatores que contribuem para a mortalidade das pequenas empresas é a falta de planejamento dos negócios e da capacitação em gestão empresarial. Diante disso, este artigo tem como objetivo a criação de um plano estratégico para uma empresa de tintas serigráficas. Utilizou-se ferramentas estratégicas, tais como: análise PESTEL, criação de cenários, análise das cinco forças de Porter, análise VRIO (valor, raridade, imitabilidade e organização) e análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) para a elaboração do plano estratégico. Essas técnicas - que auxiliam a entender o contexto atual da empresa - se estabelecem como um conjunto de procedimentos para se alcançar competitividade sem desconsiderar a essência da organização. A coleta de dados, para posterior análise, se deu por meio de entrevistas abertas com o proprietário da empresa e dados secundários. Ao final das análises construiu-se, juntamente com a assentimento da empresa, um plano de ação para alcance da estratégia geral de crescimento baseada em desenvolvimento de mercado.


Palavras-chave


Planejamento estratégico; Análise; Crescimento.

Texto completo: PDF