Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Oficina Pedagógica de Matemática: o ensino de Estatística para os anos iniciais do Ensino Fundamental
Renata Aparecida da Silva, Maria Lucia Panossian

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


A Oficina Pedagógica de Matemática (OPM) é um projeto de extensão vigente na UTFPR Campus Curitiba desde 2015 e em cada ciclo, os integrantes, discutem a respeito da organização do ensino de um conhecimento matemático, sendo a temática Estatística discutida em 2020 e 2021. A partir de discussões coletivas da equipe executora desde 2020, foi possível sistematizar em 2021, dois cursos voltados para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir do referencial teórico adotado pelo projeto, a Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Para a criação das situações de ensino discutidas nos cursos foram realizados estudos sobre a AOE, os conceitos estatísticos e sobre os documentos curriculares, Base Nacional Comum Curricular e a Proposta Curricular de Matemática de Piraquara, núcleo parceiro da OPM neste ciclo. Considerando o público dos cursos como professores em formação continuada, percebeu-se a necessidade de ampliar as discussões sobre o conhecimento estatístico, visto as dificuldades apresentadas durante os movimentos síncronos. Desta forma, os estudos realizados aliados aos elementos da AOE e as propostas curriculares, permitiu que os cursos suprissem necessidades da prática profissional dos professores.


Palavras-chave


Situação Desencadeadora de Aprendizagem; Educação básica; Atividade Orientadora de Ensino

Texto completo: PDF