Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Avaliação do perfil do consumidor em feira livre de Francisco Beltrão-PR
Andressa Sassi, João Francisco Marchi, Maria Alice Novelli Liberatto Ciuffa

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


As feiras livres têm uma grande relevância econômica e social, contribuindo para comercialização dos produtos in natura e processados, oriundos da agricultura familiar. Conhecer o perfil dos consumidores é de suma importância para que haja melhorias nas instalações, atendimento e formas de venda. A feira livre de Francisco Beltrão conta com 25 feirantes, a grande maioria agricultores familiares. O objetivo deste trabalho foi traçar o perfil dos consumidores que frequentam a feira. Foi elaborado um questionário na plataforma Google Forms, com questões referentes a percepção dos consumidores quanto a qualidade dos produtos ofertados, frequência de compra, higiene dos produtos e do local da feira. Foram aplicados 87 questionários entre os meses de abril e maio de 2021, de forma presencial e remota. A qualidade e a diversidade de produtos foram os principais motivos de compras na feira, sendo que a higiene dos produtos e do local apontados como satisfatórios. Os principais produtos consumidos são frutas e hortaliças (83,9%). 51,7% das pessoas realizaram o consumo local de produtos como pastéis, lanches, visto que a feira é um ponto de encontro e lazer.Foi possível verificar neste trabalho, que os consumidores estão satisfeitos com as condições de atendimento, diversidade e qualidade dos produtos.


Palavras-chave


Feira livre; Qualidade; Consumidores

Texto completo: PDF