Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

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O Fortalecimento do Ensino-Aprendizagem para Meninas em Situação de Vulnerabilidade
MARIA PAULA CAMPESTRINI ANDRADE, Gylles Ricardo Ströher, Gisely Luiza Ströher

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


A vulnerabilidade social está fortemente presente no Brasil e provoca desigualdades de diversas formas. Entre elas tem-se a desigualdade escolar, que consiste em defasagem de aprendizado das crianças e adolescentes matriculados nas redes de ensino. Este trabalho foi planejado com o intuito de fortalecer o ensino-aprendizagem de matemática, física e química de meninas em situação de vulnerabilidade social acolhidas pela ONG CEPES Apucarana, no Estado do Paraná, Brasil. O projeto foi desenvolvido de forma presencial nas dependências da ONG antes da pandemia do Covid-19. Com a pandemia os trabalhos se concentraram em desenvolver experiências científicas de forma detalhada para trabalhar com as acolhidas da ONG de forma presencial ou remota com materiais simples e de baixo custo. Entre as experiências se destacam: areia movediça, chuva no pote, objetos flutuantes, sumiço das cores, vela duradoura, balão sem soprar, colorindo flores, repolho pura química. Contudo, as diversas vulnerabilidades das meninas acolhidas na ONG não permitiram até o momento o desenvolvimento das atividades de forma remota deste projeto.


Palavras-chave


Ensino Básico. Meninas carentes. Vulnerabilidade.

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