Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos
Maria Vitória de Oliveira Rodrigues, Natalia Neves Macedo Deimling, Cesar Vanderlei Deimling

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


Com o advento do ensino remoto, em consequência das medidas preventivas adotadas na pandemia da COVID-19, fez-se necessário o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDICs) para a adaptação das aulas em ambiente virtual. Diante desse cenário, e partindo de uma perspectiva crítica da educação e da tecnologia, o presente trabalho tem por objetivo socializar as ações realizadas no contexto do Ensino Remoto Emergencial em um projeto de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Mourão. Durante os 12 meses do projeto foram realizadas 4 ações envolvendo a produção de materiais audiovisuais, a organização de material didático e o planejamento de um novo curso de formação continuada para professores do ensino fundamental I. As ações têm contribuído com a formação de professores e alunos e com a prática pedagógica dos docentes dos anos iniciais a partir do desenvolvimento de atividades teórico-práticas que são a eles disponibilizadas, tendo como base suas demandas formativas e de atuação.


Palavras-chave


Formação continuada; Ensino Fundamental; Ensino remoto emergencial; TDICs

Texto completo: PDF