Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Recyclebot: jogo para ensino de reciclagem utilizando um agente inteligente.
Thiago da Silva Teixeira, Helyane Bronoski Borges

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


Este trabalho apresenta um jogo voltado ao público infantil, com a temática de reciclagem. O alto consumo de recursos naturais e crescente industrialização, criam resíduos que agridem o ambiente. Um dos modos de recuperar estes recursos naturais é por meio da reciclagem. O habito da reciclagem é um problema cultural, que pode ser aprendido de maneira prática. RecycleBot, o jogo proposto visa simular a reciclagem com a ajuda de um agente inteligente, sendo um aprendizado em conjunto. O agente imita o jogador, tentando classificar cada lixo apresentado na tela, em que cada acerto do jogador desencadeia um treino de aprendizado por redes neurais do tipo perceptron de múltipla camada. Foi utilizada uma estratégia de pseudo-imitação do jogador, possibilitando que o agente aprenda mais rápido. O jogo apresentou bons resultados em termos de temática e treino do agente inteligente, porém requer testes com o público infantil, avaliando melhor o impacto de seu caráter educativo.

Palavras-chave


Jogo educativo. Redes neurais artificiais. Reciclagem.

Texto completo: PDF