Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Despertando habilidades e aprimorando o conhecimento de jovens carentes em informática alicerçadora
Leandra Barbosa Rodrigues, Gisely Luzia Ströher, Gylles Ricardo Ströher

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


O presente trabalho consiste no ensino de informática para meninas de 10 a 18 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica atendidas por organização não governamental na cidade de Apucarana e por acadêmicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Apucarana, Paraná, Brasil. Metodologicamente esse trabalho foi feito interseccionando desde o básico as habilidades de informática com outras áreas do conhecimento e se enfatizando a lógica de programação e o pensamento computacional durante as atividades. Para desenvolvimento desse foram utilizadas como referencial teórico a teoria do Construcionismo de Seymour Papert e da pedagogia da autonomia de Paulo Freire. O trabalho foi planejado para atenuar as barreiras em informática de meninas vulneráveis carentes e promover o empoderamento feminino. Junto a isso, foram propostos experimentos e práticas sobre ciências (que foram definidos por meio da seleção, testagem, e adaptação de experimentos disponíveis em literaturas, que em alguns casos tem relação com informática) para que as meninas pudessem realizar na próxima feira de ciências da ONG.


Palavras-chave


Informática; Jovens vulneráveis; Experimentos

Texto completo: PDF