Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Abordagens educacionais de Biologia Sintética para alunos de Ensino Médio no contexto da competição iGEM Design League
Petherson Krul, Sabrina Ávila Rodrigues, Juliana Vitória Messias Bittencourt, Evelyn Souto Oliveira, Gustavo Corrêa

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


A Biologia Sintética (SynBio) é uma área interdisciplinar que une conceitos de engenharia, matemática, biologia molecular e física visando o design e a construção de circuitos genéticos, montados a partir de sequências de DNA padronizadas e intercambiáveis, com o objetivo de potencializar ou introduzir funções biológicas de interesse em fungos, bactérias e plantas. Atualmente, uma das principais iniciativas voltadas à promoção da Biologia Sintética é a competição iGEM Design League que, pautando-se no conceito de “open science”, tem como um de seus pilares o incentivo ao desenvolvimento de iniciativas educacionais que visam à democratização do ensino da Biologia Sintética. O presente trabalho foi desenvolvido por membros de um projeto de extensão da UTFPR-PG denominado UTPrimers iGEM Team que, em 2021, participará da competição supracitada. Nesse sentido, uma série de abordagens educacionais foram planejadas visando dois objetivos centrais: compreender a atual percepção de alunos de Ensino Médio residentes nos Campos Gerais sobre a synbio e promover o ensino dos principais temas que envolvem essa área por meio de plataformas que oportunizam uma interação mais ativa e acessível por parte dos alunos. Dessarte, foram desenvolvidos questionários, aulas e dinâmicas digitais para potencializar futuramente a compreensão dos alunos em relação à Biologia Sintética.

Palavras-chave


Biologia Sintética. Abordagens educacionais. Ensino Médio.

Texto completo: PDF