Tamanho da fonte:
Abordagens educacionais de Biologia Sintética para alunos de Ensino Médio no contexto da competição iGEM Design League
Última alteração: 2021-10-19
Resumo
A Biologia Sintética (SynBio) é uma área interdisciplinar que une conceitos de engenharia, matemática, biologia molecular e física visando o design e a construção de circuitos genéticos, montados a partir de sequências de DNA padronizadas e intercambiáveis, com o objetivo de potencializar ou introduzir funções biológicas de interesse em fungos, bactérias e plantas. Atualmente, uma das principais iniciativas voltadas à promoção da Biologia Sintética é a competição iGEM Design League que, pautando-se no conceito de “open science”, tem como um de seus pilares o incentivo ao desenvolvimento de iniciativas educacionais que visam à democratização do ensino da Biologia Sintética. O presente trabalho foi desenvolvido por membros de um projeto de extensão da UTFPR-PG denominado UTPrimers iGEM Team que, em 2021, participará da competição supracitada. Nesse sentido, uma série de abordagens educacionais foram planejadas visando dois objetivos centrais: compreender a atual percepção de alunos de Ensino Médio residentes nos Campos Gerais sobre a synbio e promover o ensino dos principais temas que envolvem essa área por meio de plataformas que oportunizam uma interação mais ativa e acessível por parte dos alunos. Dessarte, foram desenvolvidos questionários, aulas e dinâmicas digitais para potencializar futuramente a compreensão dos alunos em relação à Biologia Sintética.
Palavras-chave
Biologia Sintética. Abordagens educacionais. Ensino Médio.
Texto completo:
PDF