Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
PERFIL FÍSICO-MOTOR E COMPORTAMENTAL DE CRIANÇAS EM FUNÇÃO DOS NÍVEIS DE COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA E SUA ASSOCIAÇÃO COM O DESEMPENHO ESCOLAR
Andressa Yamashita Mello, Michele Caroline de Souza, Raquel Nichele de Chaves

Última alteração: 2018-06-20

Resumo


O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil físico-motor e comportamental de crianças em função dos níveis de coordenação motora grossa (CMG), e sua associação com o desempenho escolar (DE). Métodos: Estudo transversal com 298 escolares (6-11 anos de idade), ambos sexos, de Curitiba/PR. Estatura, peso corporal, índice de massa corporal (IMC), CMG, DE, aptidão física (AptF), atividade física (AF) e participação esportiva (PE) foram avaliados. CMG foi avaliada com a bateria KTK, cuja soma dos testes foi dividida em tercis; as crianças foram classificadas em função dos níveis de CMG: baixo, moderado e elevado. Diferenças entre grupos de CMG foram verificadas a partir da ANOVA; posteriormente, ajustadas para idade e sexo. Coeficiente de correlação entre DE e CMG foi calculado. Foi utilizado o SPSS 23.0 (p<0,05). Resultados: Crianças com baixa CMG têm maior IMC (p<0,05) e menor AptF (p<0,05) comparativamente aos outros grupos. Crianças com CMG elevada têm menor IMC (p<0,05) e são mais aptas em todas as provas (p<0,05). Não houve associação significativa entre DE e CMG. Conclusão: Os resultados destacam o perfil de risco de crianças com baixos níveis de CMG. Programas de intervenção devem proporcionar a perda de peso e o aumento da AptF para uma espiral positiva de desenvolvimento.

 

 


Palavras-chave


coordenação motora; atividade física; aptidão física; desempenho escolar.