Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino de Queda Livre
EMANUELLY BRONDANI LIMA, Adriana da Silva Fontes

Última alteração: 2017-10-06

Resumo


Este projeto de iniciação científica foi elaborado visando explorar o conteúdo de Queda livre, através de simulações com softwares e aplicativos para celulares, livres, visando motivar os alunos, proporcionar o processo de ensino-aprendizagem e gerar maior interação entre professores e alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Os softwares escolhidos foram o Algodoo e Tracker e os aplicativos Free Fall Simulator e Física na Escola. Para cada um deles, foram montadas simulações que exploraram os programas de forma qualitativa, por meio da análise de objetos. O trabalho foi apresentado para a turma de física 1, do curso de licenciatura em química, com a finalidade de observar: as concepções dos futuros professores sobre as aulas experimentais em física e o conhecimento a respeito das tecnologias de informação e comunicação. Foi aplicado um questionário contendo nove questões. Os resultados colhidos indicaram que os alunos não conheciam essas ferramentas e sentiram-se motivados a utiliza-las, em especial o software  Algodoo, em função de sua versatilidade, e de apresenta inúmeras opções da cena, as simulações serem atraentes e o programa de fácil manuseio.

 


Palavras-chave


PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias de Informação e Comunicação. Simulações. Ensino de física.