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Uma interpretação semiótica de atividades de Modelagem Matemática
Jaqueline Munise Guimarães da Silva, Karina Alessandra Pessoa da Silva

Última alteração: 2018-06-09

Resumo


 

Este trabalho descreve os aspectos e resultados de um projeto de pesquisa que teve como objetivo realizar uma interpretação semiótica segundo Peirce de atividade de Modelagem Matemática desenvolvidos por licenciandos em Química. A citar atividades de Modelagem Matemática, refere-se a uma alternativa de ensino que visa a problematização de fatos reais, cuja resolução se dá pela aplicação de conceitos matemáticos. A metodologia teve caráter qualitativo, na qual foi feita uma análise descritiva da atividade desenvolvida pelos licenciandos que cursavam a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1. Como resultados pode-se inferir que os alunos (intérpretes) produziram signos à medida em que a atividade foi desenvolvida, principalmente na coleta de dados, onde os mesmos foram até o laboratório de química e verificaram algumas teorias. Além disso, verificou-se que alguns entendimentos e significados que os alunos já possuíam antes da atividade sofreram alterações positivas, visto que suas concepções iniciais apresentavam erros. Conclui-se que trabalhar conceitos químicos numa atividade de Modelagem pode proporcionar ao docente um momento para abordar ambas as áreas de modo a tratar conteúdos que ainda não foram compreendidos pelos alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 


Palavras-chave


Temas químicos; Atividade de Modelagem; Análise Semiótica.