Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Quantificação da poluição do ar pela modernização da frota veicular
THIAGO ALVES PEREIRA LANDI

Última alteração: 2018-06-09

Resumo


OBJETIVO: Avaliar a poluição do ar em uma rua movimentada com estrutura de cânion, e calcular a diminuição da poluição para diferentes cenários de mudança na frota veicular. MÉTODOS: As concentrações de óxidos de nitrogênio (NOx), black carbon (BC) e material particulado fino (MP2,5) foram medidas a nível de rua e no topo de um prédio no centro de Londrina (concentração de fundo), e as condições meteorológicas foram coletadas no campus da UTFPR. O Operational Street Pollution Model (OSPM) simulou as concentrações de poluentes nessa rua usando como parâmetros de entrada o fluxo horário de veículos por categoria e tipo de combustível, os fatores de emissão, a geometria da rua, a concentração de fundo e a meteorologia. Em sequência, o OSPM foi validado com as medidas a nível de rua, e foram avaliados 5 cenários de mudanças na frota veicular. RESULTADOS: BC e NOx tiveram ciclos diários relacionados ao fluxo de veículos pesados à diesel, indicando a principal fonte de emissão, enquanto MP2,5 teve pouca variabilidade espacial e influência de transporte de longa escala. A correlação entre concentrações simuladas e medidas foi satisfatória para o poluente NOx, e dentre os cenários analisados, a eletrificação da frota de ônibus urbanos pode reduzir em até 44% as concentrações de NOx. CONCLUSÕES: O modelo OSPM é uma excelente ferramenta para quantificar a redução da poluição atmosférica a partir de diferentes mudanças na frota. Os ônibus são os principais emissores de NOx e BC, mesmo sendo apenas 11% do fluxo da rua estudada.

 


Palavras-chave


Poluição Atmosférica; Modelagem Numérica; Cânion Urbano; Fatores de Emissão

Texto completo: PDF