Última alteração: 2018-06-10
Resumo
OBJETIVO: Desenvolver práticas de ensino, procurando melhorar o processo de ensino aprendizagem da matemática, com o uso de tecnologias de informação e comunicação e da modelagem matemática. MÉTODOS: Realizou-se um projeto que ensinava funções por meio do Software Winplot, com alunos do ensino médio de duas escolas públicas, no contra turno das aulas. E também uma oficina, com acadêmicos da licenciatura do campo da UTFPR- Dois Vizinhos, que explanava os conceitos teóricos da modelagem matemática, e ainda, duas práticas de ensino: uma com moedas, copo de água e régua e, outra com laranjas, espremedor e uma proveta. RESULTADOS: Os participantes do projeto Winplot foram avaliados qualitativamente através de um diário de bordo e quantitativamente com provas objetivas, pré e pós-curso. Os participantes do Winplot foram avaliados qualitativamente através do diário de bordo e quantitativamente com testes objetivos, pré e pós-curso. Os alunos que participaram da oficina sobre modelagem matemática apenas fizeram uma avaliação qualitativa no final, descrevendo sua impressão. Os resultados de ambas as atividades foram positivos. Os alunos relataram ter desfrutado a experiência que eles tiveram no ambiente escolar, aumentando assim seus conhecimentos e obtendo novas ferramentas de aprendizado de ensino. CONCLUSÕES: Tanto o projeto quanto a oficina tiveram comentários positivos, sendo sugerida realização de mais vezes atividades semelhantes.