Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Softwares livres e a modelagem no ensino da matemática
Veronice Maria Kawalek, Adriana Sbardelotto Di Domenico, Vanessa Gonçalves Vieira

Última alteração: 2018-06-10

Resumo


OBJETIVO: Desenvolver práticas de ensino, procurando melhorar o  processo de ensino aprendizagem da matemática, com o uso de tecnologias de informação e comunicação e da modelagem matemática. MÉTODOS: Realizou-se um projeto que ensinava funções por meio do Software Winplot, com alunos do ensino médio de duas escolas públicas, no contra turno das aulas. E também uma oficina, com acadêmicos da licenciatura do campo da UTFPR- Dois Vizinhos, que explanava os conceitos teóricos da modelagem matemática, e ainda, duas práticas de ensino: uma com moedas, copo de água e régua e, outra com laranjas, espremedor e uma proveta. RESULTADOS: Os participantes do projeto Winplot foram avaliados qualitativamente  através de um diário de bordo e quantitativamente com provas objetivas, pré e pós-curso.  Os participantes do Winplot foram avaliados qualitativamente através do diário de bordo e quantitativamente com testes objetivos, pré e pós-curso. Os alunos que participaram da oficina sobre modelagem matemática apenas fizeram uma avaliação qualitativa no final, descrevendo sua impressão. Os resultados de ambas as atividades foram positivos. Os alunos relataram ter desfrutado a experiência que eles tiveram no ambiente escolar, aumentando assim seus conhecimentos e obtendo novas ferramentas de aprendizado de ensino. CONCLUSÕES: Tanto o projeto quanto a oficina tiveram comentários positivos, sendo sugerida realização de mais vezes atividades semelhantes.

 


Palavras-chave


Tecnologias de Informação e Comunicação. Ensino-aprendizagem. Educação Matemática.