Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Alfabetização científica no contexto de publicações nacionais recentes: uma revisão de literatura
LORENA REIS DE LIMA

Última alteração: 2018-06-17

Resumo


As discussões sobre a temática da Alfabetização Científica têm constituído, desde a segunda metade do século passado, o interesse de diversos pesquisadores do campo educacional, em sintonia com a necessidade de se promover o desenvolvimento humano integral (BRASIL, 2012). A Alfabetização Científica visa o ensino das Ciências da Natureza abrangendo as relações entre seus conhecimentos, suas tecnologias e suas repercussões para a sociedade e ao meio ambiente (SASSERON; CARVALHO, 2011). Neste sentido, o presente trabalho apresenta os resultados de uma revisão de literatura que objetivou compreender de que forma esse tema vêm sendo abordado na produção acadêmica do campo de pesquisa em ensino de Ciências, tomando-se como recorte temporal o período compreendido entre a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais, em 2012, e o ano atual. Foram analisados cinco periódicos, sendo encontrados 24 artigos que tratam dessa temática. Após a seleção dos artigos, sua análise ocorreu tomando como base cinco eixos: nível de ensino, disciplina, estratégias de ensino, revisões de literatura e outros, abrangendo os que não se enquadravam nas anteriores. Foi possível compreender que o tema está fortemente associado à interdisciplinaridade, articulando-se à toda Educação Básica e não apenas às disciplinas da Área de Ciências da Natureza.

 


Palavras-chave


Alfabetização Científica; Ensino de Física; Educação