Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DO DOCENTE: CONCEPÇÕES PRÁTICAS E CONFLITOS
Dener Gabriel Ferrari, Marcia Andrea dos Santos

Última alteração: 2018-06-23

Resumo


Partindo das constatações de Orlandi (1987) de que o discurso pedagógico é, na sua maioria, um discurso autoritário, este trabalho busca analisar as produções discursivas de discentes sobre a prática docente no campus Pato Branco. Os dados a serem analisados nessa pesquisa são entrevistas feitas com alunos e professores sobre o processo de avaliação do docente pelo discente.  Faz-se necessário compreender a relação existente no processo pedagógico representada nas falas discentes e docentes, se há um discurso autoritário ou não, se há uma prática tradicional ou não. Para tanto, busca-se compreender, por meio das representações discentes e docentes, quais são as correntes pedagógicas predominantes na prática dos professores, qual a visão e o papel de aluno e professor em diferentes concepções estudadas. Também é de interesse desse trabalho descrever e analisar a visão dos alunos sobre didática, processo avaliativo e, sua inserção e participação nesse processo. O referencial teórico utilizado nesse artigo, constitui-se principalmente de conceitos elencados por Althusser (2010), Chauí (1980), Orlandi (1987; 2007), Libâneo (2014) e outros autores que se fizerem necessários para a análise de dados.

 


Palavras-chave


Análise do Discurso; Discurso Pedagógico; Tendências pedagógicas.