Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Efeito de Fungos Entomopatogênicos Comerciais Sobre a Longevidade de Adultos de Telenomus podisi Ashmead 1893 (Hymenoptera: Plastygastridae)
ELYSSON MAICON WOLSKI, Lucas Battisti, Everton Ricardi Lozano, Alinne Bisolo, Jheniffer Valmira Warmling, Yuri Renan A. de Lima

Última alteração: 2018-06-23

Resumo


OBJETIVO: O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito de fungos entomopatogênicos comerciais sobre a longevidade de adultos de Telenomus podisi Ashmead 1893 (Hymenoptera: Plastigastrydae), em condições de laboratório. MÉTODOS: Foram avaliados os produtos Metarril® e Boveril®, nas concentrações recomendadas pelo fabricante, sobre fêmeas adultas de T. podisi. Para tal, foi adicionado 0,2 mL de soluções de cada produto (tratamento) em tubos de fundo chato esterilizados, totalizando 20 tubos por tratamento. Os tubos foram deixados em câmara de fluxo laminar até a secagem e, em cada tubo, colocou-se uma fêmea de T. podisi, com 24h de emergência. Após 24h de contato da fêmea com a superfície do tubo, ofertou-se cartelas com 25 ovos hospedeiros de Euschistus heros Fabricius (Hemiptera: Pentatomidae) (COF24). Posteriormente retirou-se as COF24, colocando-se nova remessa de cartelas após 72h de contato da fêmea com a superfície do tubo (COF72). As avaliações foram realizadas diariamente considerando o parâmetro de longevidade da fêmea. RESULTADOS E CONCLUSÕES: Metarril® e Boveril® causaram diminuição na média de longevidade de adultos de T. podisi.

 


Palavras-chave


Agricultura orgânica; Controle biológico; Parasitoide de ovos.

Texto completo: PDF