Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Literaturas em língua inglesa no ensino superior: práticas e metodologias
LEOPOLDO KEMPINSKI MEZZOMO, ALINE MELLO SANFELICI

Última alteração: 2018-06-25

Resumo


OBJETIVO: Objetivamos analisar a relação entre o indivíduo e o texto literário, entendendo este último como agente fundamental na formação do sujeito, tanto como leitor, quanto na construção de sua personalidade. Buscamos observar essa relação dentro e fora de sala de aula, e analisar o papel do professor e seus reflexos na formação do sujeito. MÉTODOS: Estudamos materiais teóricos que abordassem o ensino e o potencial da literatura para o leitor, colhendo apontamentos acerca do papel da literatura na formação do sujeito. Selecionamos participantes para a coleta de dados pelos seguintes critérios: serem autodeclarados leitores literários como opção de lazer; cursarem Ensino Superior ou pós-graduação em Letras, e residirem em Curitiba. Aplicamos um questionário escrito com os participantes, e mediante necessidade de aprofundamento, conduzimos entrevistas semi-estruturadas para complementação e análise. RESULTADOS: Observamos várias convergências nos discursos dos participantes no que tange o papel da literatura em sua formação de personalidade, em sua formação crítica enquanto agentes da sociedade em que vivem, além do papel do professor nesse encontro entre texto literário e leitor. CONCLUSÕES: Concluímos que os discursos práticos dos leitores participantes da pesquisa reiteram as considerações teóricas sobre a influência do docente na vivência com a literatura, o papel da literatura na humanização do sujeito para tolerância, respeito, e visão crítica do mundo, e a abertura de horizontes do leitor, via literatura, para questões ideológicas, políticas e socioculturais, que em última instância formam a própria personalidade e sujeito de modo mais amplo.

 


Palavras-chave


Leitura literária. Formação do sujeito. Ensino. Dialogismo.

Texto completo: PDF