Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Formação de Professores nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Matemática
Jader Gustavo de Campos Santos, Línlya Sachs

Última alteração: 2018-12-03

Resumo


A luta do povo das comunidades rurais e movimentos sociais por uma educação quereconheça e valorize as especificidades do campo resultou em políticas públicas que foramimplementadas visando a melhoria nas escolas do campo. Nesse contexto, surgiram os cursosde Licenciatura em Educação do Campo. Esses cursos foram criados por meio de editaisespecíficos do Ministério da Educação com objetivo de formar professores para atuar emescolas do campo nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, visto que umapesquisa realizada em 2005 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisAnísio Teixeira apontava que mais da metade dos professores das escolas da zona rural nãopossuía ensino superior. Desta forma, buscamos olhar para os cursos de Licenciatura emEducação do Campo com habilitação em Matemática que estão em funcionamento no país.Para este trabalho, foi feito um mapeamento dos cursos existentes que estão em atividade.

Palavras-chave


Educação Matemática; Educação do Campo; Licenciatura em Educação do Campo; Formação de Professores