Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Narrativas Visuais em Histórias em Quadrinhos como ferramenta de ensino da Língua Brasileira de Sinais
Ketrin Zvinokervicz Guimarães, Ana Cristina Munaro, Cayley Guimarães

Última alteração: 2019-02-04

Resumo


A Libras é um sistema linguístico completo de modalidade visual-espacial utilizada por Surdos brasileiros no território nacional, para todas as atividades humanas favorecidas pelo uso de uma língua, dentre elas, a aprendizagem. Estabelecer formas de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes é essencial para romper as barreiras que se impõem entre estes dois públicos. E, as Histórias em Quadrinhos, como narrativas visuais, são uma alternativa lúdica e eficaz de oferecer conhecimento para ambos na infância. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN sugerem sua utilização como recurso didático-pedagógico. Diante desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de narrativa visual no gênero História em Quadrinhos (HQ), de modo a introduzir o ensino da Libras a estes dois públicos. Os procedimentos metodológicos envolvem o estabelecimento do contexto e situação comunicacional, apresentação do sinal/enunciado em Libras, análise comparativa das representações dos sinais usados na HQ, a validação do material por Surdos e ouvintes referentes ao aprendizado da Libras pela HQ. Como resultados, destaca-se a importância da HQ para difundir e alertar a sociedade para o uso da Libras e a necessidade do respeito de ambas as línguas para o efetivo bilinguismo.


Palavras-chave


Historias em quadrinhos; Língua Brasileira de Sinais; Ensino bilíngue; Narrativas visuais; Design Thinking