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Desenvolvimento de um modelo de regressão de uso do solo para as concentrações de black carbon medidas a bordo de bicicletas em Curitiba
Última alteração: 2019-01-22
Resumo
A qualidade do ar urbano apresenta uma grande variabilidade espacial em microescala, para poluentes oriundos do tráfego veicular, como o black carbon (BC). Devido aos efeitos adversos das partículas de BC sobre à saúde humana e o clima, o conhecimento da sua variabilidade espaço-temporal é relevante para gerenciar a qualidade do ar e para melhor diagnosticar a exposição da população a esse poluente. O estudo foi realizado dentro do marco da cooperação bilateral Sueco-Brasileira (Projeto ParCur), e foram medidas as concentrações de BC no centro de Curitiba com monitores a bordo de bicicletas em horários de pico de trânsito em agosto de 2016. Simultaneamente foram coletados dados de BC numa estação fixa afastada 13 km do centro. A modelagem por regressão linear múltipla identificou a taxa de tráfego de veículos pesados (ônibus + caminhões) e a velocidade do vento como as melhores variáveis preditoras de concentrações de BC móveis, mas explicou apenas 19% da variabilidade observada. O estudo inovador no Brasil provou ser uma abordagem efetiva para mapear concentrações de poluentes atmosféricos, como no caso do BC. Além disso, e possível localizar com maior precisão áreas que oferecem riscos à população, o que não seria possível com os tradicionais monitoramento fixo que cobrem pequenas área da cidade.
Palavras-chave
Poluição do ar; Poluente climático de vida curta; Monitoramento móvel; Regressão linear múltipla
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