Última alteração: 2018-12-03
Resumo
O presente trabalho tem o propósito de conhecer quem são os professores que ensinam matemática em escolas do campo da microrregião de Cornélio Procópio. Nesta pesquisa, que está fundamentada tanto teórica como metodologicamente na História Oral, os olhares foram voltados a duas escolas do campo do município de Itambaracá, Paraná – Escola Estadual do Campo Mirazinha Braga e Escola Estadual do Campo Bairro Raul Marinho. Ainda que o propósito do trabalho não esteja em produzir fontes históricas, as entrevistas feitas com as colaboradoras Alice e Lucia, professoras que atuam nessas escolas do campo, depois de transcritas e devidamente textualizadas, produzem-nas. E são essas fontes que possibilitam abordar tópicos pertinentes à Educação do Campo. Nas entrevistas, um ponto comum entre as falas das colaboradoras foi a diminuição do número de aluno nas escolas do campo, bem como o fechamento das mesmas. Além disso, as professoras de matemática das escolas do campo de Itambaracá falaram sobre currículo, aulas de matemática e as especificidades de uma escola do campo.