Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Modelo de Avaliação do Aprendizado: Uma Proposta de uma Ferramenta de Auxílio em um Ambiente de Ensino para a Disciplina de Matemática
BRUNO HENRIQUE SCHWENGBER, FRANCK CARLOS VELEZ BENITO

Última alteração: 2018-12-03

Resumo


O  objetivo  deste  trabalho  é  criar  um  modelo  que  permita  organizar  os  conteúdos  da disciplina  de  matemática  no  ensino  fundamental  I  para  utilizar  como  base  para  uma ferramenta de auxílio no processo de ensino-aprendizado. Para criar o modelo, foi utilizado como  base  os  parâmetros  nacionais  da  disciplina  de  matemática,  que  contém  todos  os conteúdos a serem ministrados e avaliados para  os alunos, e conceitos de estruturas de dados  para  o  desenvolvimento  do  modelo.  Contudo,  foram  identificados  os  principais tópicos da disciplina de matemática, estes foram mapeados para uma estrutura de dados gerando um modelo, entretanto, o modelo não foi  testado, dessa forma não é possível dizer se a estrutura criada é a melhor opção para a solução do problema. O modelo gerado deve auxiliar no desenvolvimento da ferramenta, porém, devem ser feitos testes manuais para verificação da eficácia do modelo.