Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Atrasos e/ou Disfunções de Desenvolvimento Motor de Crianças: uma Proposta de Avaliação e Intervenção no Contexto Escolar e Desportivo.
Maria Clara Soares Vaz

Última alteração: 2018-12-03

Resumo


Objetivos: Identificar crianças com baixos níveis de coordenação motora grossa (CMG), e elaborar um projeto de intervenção para crianças com atraso coordenativo. Métodos: Duas etapas foram determinadas. A primeira referiu-se à avaliação de 298 escolares (6-11 anos de idade), ambos os sexos, de Curitiba/PR, quanto à estatura, peso corporal, índice de massa corporal e CMG. CMG foi avaliada com a bateria KTK e obtido o quociente motor para classificar as crianças de acordo com níveis coordenativos. A segunda foi um estudo aprofundado da literatura para construção de uma proposta de intervenção. Foram calculadas prevalências referentes aos níveis coordenativos no software SPSS23.0. Resultados: Das crianças avaliadas, somente 23,8% apresentaram CMG adequada para idade. O estudo da literatura selecionou estratégias, de modo combinado, da Técnica de Motivação Orientada para a Maestria (TARGET) e da Escola da Bola, para criação de projeto de intervenção com duração de 12 semanas, 3 horas/semanais. Para o controle dos efeitos da intervenção, foram selecionadas duas baterias de testes: KTK e TGMD2.  Conclusão: Um número elevado de crianças apresentaram níveis muito baixos de CMG, sendo urgente intervir. A combinação das estratégias TARGET e da Escola da Bola oferecem complexidade e inovação necessárias para promover melhoras significativas na CMG.


Palavras-chave


Coordenação Motora, Criança, Intervenção.