Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de modelos de calibração multivariada (PLS) para a determinação de compostos fenólicos por FT-IR em amostras de própolis orgânicas do Paraná e Santa Catarina
Bruno Ramalho Bresolin Ayres

Última alteração: 2018-10-18

Resumo


A própolis é uma substância resinosa natural, produzida por abelhas, muito importante pois contém diversos compostos de interesse, não só para a medicina quanto para a utilização em alimentos e cosméticos. O objetivo desse estudo foi  desenvolver modelos de calibração multivariada (PLS) relacionando o teor de compostos fenólicos totais (TCFT), de 31 amostras de própolis orgânicas do Paraná e Santa Catarina, com os sinais obtidos das análises em espectrômetro de infravermelho com transformada de fourier (IV-TF) testando diversos pré-processamentos de dados para encontrar o que melhor se adequa aos valores obtidos nas análises de referência. As amostras foram maceradas, extraídas em etanol e concentradas. O extrato etanólico passou por leituras em espectrofotômetro UV-VIS onde foram determinados os valores de TCFT pelo método de referência Folin-Ciocalteau. Na sequência, as amostras brutas foram então maceradas com KBr em forma de pastilha e analisadas em IV-TF.

A própolis é uma substância resinosa natural, produzida por abelhas, muito importante, pois contém diversos compostos de interesse, tanto, não só para a medicina quanto para a utilização em alimentos e cosméticos. O objetivo desse estudo foi de desenvolver modelos de calibração multivariada (PLS) relacionando o teor de compostos fenólicos totais (TCFT), de 321 amostras de própolis orgânicas do Paraná e Santa Catarina, com os sinais obtidos das análises em espectrômetro de infravermelho com transformada de fourier (IV-TF)FT[T1] -IR testando diversos pré-processamentos de dados para encontrar o que melhor se adequa aos valores obtidos nas análises de referênciaem análises de laboratório. As amostras foram maceradas, extraídas em etanol e concentradas. O extrato etanólico passou por leituras em espectrofotômetro UV-VIS onde foram determinadosencontrados os valores de TCFT pelo método de referência Folin-Ciocalteau. Na sequência, Aas amostras brutas foram então maceradas com KBr em forma de pastilha e analisadas em FT-IRIV-TF.

[T1]Bruno, vamos padronizar as abreviaturas em português....

A própolis é uma substância resinosa natural, produzida por abelhas, muito importante
pois contém diversos compostos de interesse, não só para a medicina quanto para a
utilização em alimentos e cosméticos. O objetivo desse estudo foi desenvolver modelos
de calibração multivariada (PLS) relacionando o teor de compostos fenólicos totais (TCFT),
de 31 amostras de própolis orgânicas do Paraná e Santa Catarina, com os sinais obtidos
das análises em espectrômetro de infravermelho com transformada de fourier (IV-TF)
testando diversos pré-processamentos de dados para encontrar o que melhor se adequa
aos valores obtidos nas análises de referência. As amostras foram maceradas, extraídas
em etanol e concentradas. O extrato etanólico passou por leituras em espectrofotômetro
UV-VIS onde foram determinados os valores de TCFT pelo método de referência Folin
Ciocalteau. Na sequência, as amostras brutas foram então maceradas com KBr em forma
de pastilha e analisadas em IV-TF.

Palavras-chave


Infravermelho; Ácidos Fenólicos; Sinais Espectrais.