Última alteração: 2018-12-10
Resumo
Tendo em vista a necessidade de integrar ao processo educativo os avanços do conhecimento provocados pela nova linguagem informacional e técnico-científica, o presente trabalho teve como base a reflexão sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) no ensino e aprendizagem de Física. Como objetivo geral, a pesquisa buscou analisar a eficácia do uso de um jogo virtual de fácil manipulação, como apoio na aprendizagem de conceitos de Física. A atividade foi aplicada a uma turma de graduação do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR -, Campus Campo Mourão, através do aplicativo para celular Stickman Base Jumper (Djinnworks Games). Na aula prática desenvolvida, foram revisados conceitos da Cinemática Escalar, Lançamento Oblíquo, Movimento Uniforme e Velocidade Limite. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico sobre o uso de aplicativos no ensino de Física, planejamento e aplicação do plano de aula. Os resultados obtidos, de acordo com os relatos coletados dos estudantes, mostraram que o jogo facilitou e colaborou de forma dinâmica no entendimento dos conceitos explorados. Em contrapartida, em razão de o recurso Stickman Base Jumper não ser originalmente uma plataforma educacional, foi observado que sua aplicação no ensino é limitada e deficiente devido à superficialidade com que podem ser estudados os conceitos físicos e matemáticos.