Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Técnicas de Instrumentação e Controle para Engenharia Aeroespacial
THIAGO TONIAL TAMER

Última alteração: 2018-12-06

Resumo


Existem várias formas de efetuar um pouso suave e umas destas é utilizando retrofoguetes, que consequentemente utilizam a maior parque do combustível carregado pelos módulos de pouso. Estudar e melhorar este consumo permite destinar a capacidade de carga para transporte de carga útil e redução do custo total da operação. Além de poder destinar mais combustível para a estabilização horizontal do módulo. Em corpos estelares sem atmosfera, como a lua da Terra, se faz ainda necessária a aplicação das teorias de controle ótimo e o filtro de Kalman, estimando e prevendo a posição do módulo enquanto interpreta valores, em geral ruidosos, dos sensores para correto definição de posição e altitude. Simulações e testes são importantes para prevenir que erros de leitura dos sensores criem uma situação anormal como no caso da missão Schiaparelli, que pousou em Marte em outubro de 2016 com falha de leitura no giroscópio. Este projeto prevê a construção de uma bancada de testes de sensores para interpretação de dados e sua reconstrução de trajeto para uso futuro em melhoria no modelo de controle.

Palavras-chave


controle, controle avançado, engenharia aeroespacial