Última alteração: 2018-11-29
Resumo
O presente trabalho analisa um fenômeno da linguagem inserido na cibercultura e relacionado ao jornalismo online e ao contexto de produção e circulação de notícias na Internet: o clickbait, também conhecido pelas traduções de “caça-cliques” ou “isca de cliques”. Trata-se de uma estratégia de construção de enunciados que suscitam a curiosidade e o apelo ao clique e que objetiva maximizar o número de visualizações de um conteúdo na Internet (como uma notícia) e, consequentemente, impulsionar a receitas advindas da publicidade online. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa. Para conceituar e descrever o fenômeno, foram analisados 10 textos do tipo clickbait publicados em diferentes portais de notícia, com foco na materialidade linguística mobilizada na construção das chamadas ou títulos desses textos e na identificação de determinadas regularidades de estilo e composição. Os dados foram observados na condição de enunciados concretos conforme o referencial teórico dos estudos da linguagem do Círculo de Bakhtin.
PALAVRAS-CHAVE: Clickbait. Notícias. Internet.