Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
O uso de softwares computacionais (free) para elaboração de simulações aplicadas ao ensino de física
MAYARA FERNANDA STRADA, ADRIANA DA SILVA FONTES

Última alteração: 2018-12-10

Resumo


Hoje, a sociedade vive um momento essencialmente tecnológico devido à ciência, e esses avanços estão em todas as áreas, inclusive na educação. Assim, muitos pesquisadores e cientistas desenvolvem softwares que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de refletir o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de física; logo, a metodologia aplicada foi a de desenvolver uma aula com o uso de simuladores, fazendo uma conexão dos conteúdos que eles já haviam estudado com os simuladores, aos acadêmicos de física I do curso de licenciatura em química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Campo Mourão; assim os alunos, que tinham sido previamente orientados a levarem seus notebooks, puderam acessar o simulador simultaneamente a sua demonstração, e os simuladores utilizados foram: Leis de Hooke, Cabo de Guerra, Movimento de Projétil, Parque Energético Para Skatistas, Formas de Energia e Transformações, todos contidos na plataforma do Phet Colorado e estes simuladores trabalham com os conteúdos de lançamento oblíquo, leis de Newton, conservação de energia, leis de Hooke, movimento retilíneo uniforme (MRU) e movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV). No final da aula os alunos responderam à um questionário sobre o uso de simuladores no ensino de física e em sua maioria, citaram apenas vantagens, como uma maior assimilação do conteúdo e uma transfiguração de assuntos abstratos para concretos; dessa maneira os resultados obtidos foram bastante positivos, visto que os simuladores são de fato instrumentos potencializados no processo de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


TICs;Ensino;Física.