Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Estabelecimento de característica para avaliação de atividades em MOOC introdutórios à Computação
DANILO SAMBUGARO DE CARLO, Marco Aurélio Graciotto Silva

Última alteração: 2018-12-06

Resumo


Contexto: Um MOOC é uma plataforma aberta de cursos online para quantidades massivas de usuários. Essa característica requer a utilização de ferramentas para auxiliar o processo de avaliação das atividades. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi investigar características quanto ao ensino de programação e estabelecer subsídios para visualização de resultados da correção referentes a tais características. Método: A primeira atividade foi a seleção de medidas e métricas relacionadas às resoluções de atividades de avaliação introdutórias à Computação, ferramentas existentes que avaliam tais características e a relevância destas para objetivos educacionais do ensino da Computação. Com base nas medidas selecionadas, alterações foram feitas na ferramenta de visualização ScienceView para análise dos resultados. Resultados: Com base em atividades típicas de cursos introdutórios à Computação, foram identificadas medidas quanto ao desenho dos programas, considerando-se o código fonte deles, e ferramentas que mensuram tais características. As ferramentas identificadas foram adaptadas para funcionar como um serviço Web e a ScienceView foi modificada para lidar com os dados provenientes desses serviços. Conclusões: Considerando-se o estado atual da ferramenta, observou-se o potencial da utilização das medidas selecionadas para visualizar as atividades em agrupamentos diferentes, possibilitando ao professor uma forma de fornecer um feedback mais adequado para o aluno.

Palavras-chave


visualização, avaliação, computação, educação